Crenças financeiras e as heranças do dinheiro
- Priscila Battistella
- 4 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Quando pensamos em heranças normalmente nossa lembrança remete as questões genéticas, aos bens moveis ou imóveis ou aos valores financeiros que nossos antepassados nos deixam. Mas muito mais do que isso, herdamos também os comportamentos dos nossos familiares.

Desta forma, observar nossos hábitos e crenças em relação as questões financeiras pode ser uma forma de compreender nossa relação com o dinheiro, e assim, lidar melhor com essa questão importante na vida cotidiana de qualquer um.
Dentre as várias teorias econômicas, existe uma que trata de economia comportamental e que traz exercícios sobre a psicologia do dinheiro. Essas teorias são vistas na prática quando se analisa as heranças intergeracionais sobre o uso dos recursos financeiros. Neste caso é possível identificar e analisar a maneira como gastamos e poupamos, e buscar compreender a relação com o que aprendemos sobre comportamento e em relação as finanças dentro do nosso núcleo familiar.
Portanto, a maneira como você organiza suas finanças, o fato de ter habilidade ou não para manter um planejamento financeiro, os conceitos sobre ser rico e ser pobre pode ter sido herdada do meio em que você cresceu e se relacionou durante a infância e juventude. Afinal nossos hábitos em relação ao dinheiro como o de poupar e guardar em casa e não em bancos, pode ter sido herdado de familiares que viveram o período “Collor” e tiveram seus valores reduzidos a quase nada, nos tornando investidores avessos aos riscos.
Como você enxerga o hábito de cuidar das finanças? É algo difícil, estressante e complicado? Será que isso é em função de você ter visto seus pais ou os adultos da sua infância reclamando sobre dinheiro e dizendo que é complicado cuidar e ganhar dinheiro? A maior parte das nossas crenças é formada quando somos crianças e mesmo que nunca tenham falado diretamente sobre finanças com você, alguma visão sobre isso foi absorvida mesmo que inconsciente. Independente de você ter crescido com muito ou pouco dinheiro, à medida que você for se relacionando com valores financeiros, sua visão e seus sentimentos virão à tona.
Mas é importante lembrar que seus pais ou aqueles que foram responsáveis pela sua educação na infância, também foram afetados por heranças dos responsáveis por eles. Ou seja, todos podem ter sido afetados por crenças e traumas financeiros, assim, como podem ter superado essas questões e terem dado a volta por cima sobre seus problemas. Afinal, eles também podem ter tido uma infância de escassez ou uma infância com muitos recursos.
Por fim, se questionar sobre quais foram as suas primeiras experiências com o dinheiro, quais são as memórias financeiras que você tem, ou mesmo questionar seus pais, ou aqueles que fizeram parte da sua criação, sobre como foi a infância dessas pessoas podem te ajudar a preencher algumas lacunas sobre suas dificuldades com o dinheiro.
Rever suas heranças financeiras trata-se de compreender as forças que afetam a forma como usamos nosso dinheiro, se você for capaz de reconhecer onde está preso e o por que acaba tendo determinada atitude em relação ao dinheiro ou aos hábitos de consumo pouco saudáveis, podemos fazer mudanças positivas e prosperar.
Lembre-se o que você faz depende apenas de você, o mundo mudou e as formas de poupar e investir também. E caso precise de um auxilio sobre esse assunto, não hesite em procurar um profissional.
Em minha mentoria, você entenderá todas essas questões e estará mais segura sobre seu dinheiro, sabendo de informações essenciais para o seu crescimento e para trilhar um caminho mais inteligente.
⚜️ Uma mentoria 100% individual e 100% personalizada para suas necessidades!
Entre em contato, pelo WhatsApp, aqui ao lado, e vamos agendar um bate-papo, sem compromisso!
Prih Battistella
Sua Mentora em Inteligência Financeira Feminina



Comentários