Como se preparar para os gastos do fim de ano
- Priscila Battistella
- 28 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
O tempo passou voando e o período mais aguardado do ano para muitas pessoas se aproxima: confraternizações, troca de presentes, festas, férias, viagens. Entretanto, apesar de muito especiais, esses momentos podem representar gastos adicionais no orçamento.

Que tal se antecipar e dedicar um pouco de tempo e energia para realizar um planejamento financeiro? Ele é um importante instrumento para terminar o ano sem dores de cabeça e deixar tudo preparado para o futuro. Afinal, é sempre bom lembrar que o início do ano chega com matrículas, material escolar, renovação de seguros e pagamento de impostos e tributos, como IPTU e IPVA.
E, por onde começar?
Analise a sua situação financeira: faça um raio-X das suas finanças e organize o orçamento. Vale usar papel e caneta, ou uma planilha no computador.
Priorize as despesas: agora que você consegue visualizar o seu orçamento, faça uma escala de prioridades e dê preferência a gastos como moradia, saúde e alimentação. Avalie as despesas com entretenimento e lazer e veja se é possível adaptá-las para atividades mais baratas e/ou gratuitas. Claro, sem prejudicar o seu bem-estar e o de quem você ama. Aqui, vale sempre o equilíbrio.
Tente quitar as dívidas em aberto: Não adianta organizar o seu orçamento e deixar as dívidas de fora. Por isso, identifique débitos em aberto e entre em contato com os credores para tentar uma renegociação. Se possível, busque descontos para o pagamento à vista, pois essa também é uma forma de economizar.
Defina metas: Deseja realizar algo especial no próximo ano? Defina as metas e quais etapas são necessárias para alcançá-las. Dessa forma, fica mais fácil fazer pequenos ajustes na rota ao longo do caminho e celebrar as conquistas.
Faça do 13º um aliado: Se não for utilizar o 13º salário para quitar dívidas, que tal guardar parte dele para os gastos que serão realizados no final do ano? É possível reservar uma quantia para pagar IPTU ou IPVA à vista, ou ainda aplicar o valor em investimentos que se encaixem nos seus objetivos de curto, médio ou longo prazos.
Procure pagar compras à vista: O cartão de crédito é uma boa forma de pagamento, mas deve ser usado com sabedoria. Se for presentear a família e os amigos no Natal, pode ser interessante definir o valor a ser utilizado. Consegue comprar alguns mimos à vista? É uma saída para aliviar a fatura. Além de manter o orçamento organizado, você evita o acúmulo daquelas “pequenas” parcelas que acabam se acumulando e podem virar uma dor de cabeça nos meses seguintes às festas de fim de ano.
Planeje as férias com antecedência: Vai viajar nas férias? Tente pagar a maior parte das despesas com antecedência e faça uma estimativa dos gastos possíveis durante o trajeto, incluindo alimentação, transporte, lembrancinhas e passeios. Dessa forma você curte a viagem sem se preocupar com as dívidas.
Tenha precaução com compras por impulso: Realizar compras sem que tenham sido programadas pode embaralhar o seu planejamento financeiro. É claro que existem oportunidades de momento e a alegria de poder aproveitá-las. Com organização e equilíbrio, isso é possível.
Faça uma reserva de emergência: Defina um valor e tente guardar uma quantia todos os meses assim que receber o seu salário. Dessa forma, você terá uma grana para ajudar a enfrentar os imprevistos sem desorganizar o planejamento.
Capriche na educação financeira: Depois de se preparar para os gastos realizados nos últimos meses do ano, você pode investir tempo em livros, filmes e mentorias sobre educação financeira. É uma ótima forma de conhecer novas perspectivas para tomar as melhores decisões sobre o seu dinheiro.
A lista de espera da nova mentoria já está aberta, entre em contato pelo WhatsApp e garanta sua vaga.
Prih Battistella
Sua Mentora em Inteligência Financeira Feminin



Comentários