Afinal, qual a importância de guardar dinheiro?
- Priscila Battistella
- 24 de fev.
- 2 min de leitura
Certamente você já sabe da importância de guardar dinheiro para momentos de imprevistos, para alcançar objetivos, realizar sonhos, entre outros. Porém, na prática, as coisas não são tão simples quanto parecem

Separar uma parte do salário todos os meses e deixar em alguma poupança (ou algum investimento) é uma tarefa difícil. É por isso que muita gente desiste de tentar melhorar a vida financeira e colocar o orçamento em ordem.
A educação financeira desde a infância e a adolescência não é algo que faz parte da cultura dos brasileiros, de modo geral. É por isso que sempre vemos nos jornais que o nível de endividamento é muito alto e muitas pessoas têm problemas para lidar com as finanças de uma maneira mais saudável.
Além disso, apesar de termos consciência da importância de guardar dinheiro, isso é uma questão de hábito. Aí, entra o que foi dito acima: a falta de educação financeira, junto ao costume de gastar, faz com que as pessoas tenham dificuldade para economizar.
Não gastar todo o dinheiro e manter-se no orçamento já é algo que torna as finanças pessoais mais equilibradas e sem muitas surpresas. Desta forma, a economia também permite a criação de uma reserva de emergência.
É essa reserva que você utiliza quando passa por imprevistos que precisam de dinheiro para serem resolvidos. Entre eles, estão despesas médicas, conserto do carro, a compra de um celular novo para repor o que estragou, entre outros. Saber a importância de guardar dinheiro não é suficiente se você não consegue colocar isso em prática. Afinal, esse conhecimento não muda em nada a sua rotina e a sua situação financeira, não é mesmo?
A seguir, listamos alguns passos que podem ajudar, de verdade, a começar as suas economias e a criar uma boa reserva:
Analise o seu orçamento: Coloque todos os seus gastos na ponta da caneta e faça uma análise sincera sobre cada um deles. Provavelmente, você vai encontrar algumas coisas ali que não acrescentam em nada e só servem para manter algum luxo ou prejudicar as suas finanças no fim do mês.
Defina metas: Definir metas financeiras é essencial para conseguir economizar. Se você não tem bons motivos para guardar dinheiro, dificilmente vai conseguir levar isso adiante. Por outro lado, com objetivos interessantes fica mais fácil dizer "não" para algumas tentações
Corte gastos supérfluos: Agora que você já sabe quais são os gastos supérfluos, procure maneiras de reduzi-los. Isso não quer dizer que você vai precisar sacrificar as coisas que gosta e ter de abrir mão de tudo.
Entender a importância de guardar dinheiro é essencial para que você consiga melhorar o seu orçamento. Porém, só isso não é suficiente para promover mudanças significativas. Comece aos poucos, diminuindo os gastos que não vão fazer falta para a sua rotina e, com o tempo, veja o que mais pode ser feito para assim sobrar alguma graninha todos os meses.
E se achar necessário, busque ajuda de uma profissional de finanças, esse com certeza é o caminho mais eficiente para você economizar e não passar por apertos.
As vagas para o Programa de Inteligência Financeira Feminina estão abertas. Entre em contato para saber mais através do nosso WhatsApp.



Comentários